A Balaio Galeria carrega as artes criadas a partir de suas identidades, sejam elas nascidas no Vale do Paraíba ou que aqui se propuseram fazer morada. Com o objetivo de dar visibilidade aos artistas e suas obras, se propõe a ser um espaço de fortalecimento, autonomia e estímulo à geração de renda. A iniciativa é realizada pelo Museu do Folclore de São José dos Campos.
O Museu do Folclore de São José dos Campos é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), que funciona nas dependências do Parque Roberto Burle Marx (Parque da Cidade). Sua missão é desenvolver ações de salvaguarda, divulgação, formação e informação, valorizando o folclore da região de São José do Campos, Vale do Paraíba e Litoral Norte; e contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural e formação da cidadania. A gestão é executada pelo Centro de Estudos da Cultura Popular por meio de termo colaborativo.
O Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, criada em agosto de 1998, por integrantes da extinta Comissão de Folclore da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, de São José dos Campos.
A instituição tem como finalidade estudar, pesquisar, difundir, valorizar e estimular todos os patrimônios, material e imaterial, e toda expressão da cultura popular .
Atua na elaboração e execução de projetos, assessoria e orientação técnica e científica, garantindo uma conduta museológica com o principal objetivo de desenvolver políticas de salvaguarda do patrimônio cultural material e imaterial. É a atual gestora do Museu do Folclore.
Projeto 2021 – Renata Sparapan
Apoio de pesquisa 2021-2022 – Tiane Tessaroto
Revisão de pesquisa – Angela Savastano
Pesquisa 2024 - Marcela de Souza e Maira Domingues
Edição e design gráfico 2021-2022 – Renata Sparapan
Apoio e suporte técnico - Manoella Mourão
Fotografias – Acervo CECP e Renata Sparapan
Apoio departamento museologia CECP - Mariana Boujadi e Janice Chaves
Assessoria de Imprensa – Avelino Israel – jornalista
Coordenação de Comunicação CECP - Gabriela Abrão
Gestão Museu do Folclore – Camila Inês
Atualização do site - Silvia Maria Souza